Monthly Archives: Maio, 2017

Alfredo Ramos Manuel, presidente do CEP da Zambézia

Entrevista a Alfredo Ramos Manuel, Presidente do CEP

Maio 18th, 2017 Posted by Entrevistas 0 thoughts on “Entrevista a Alfredo Ramos Manuel, Presidente do CEP”

O Presidente do Conselho Empresarial Provincial da Zambézia, Alfredo Ramos Manuel (Mundinho) esta optimista quanto aos resultados que a conferência vai trazer para o desenvolvimento da Província da Zambézia no geral e em particular para a cidade de Quelimane.

Transcrevemos a seguir, no estilo pergunta-resposta, as partes mais significativas da conversa que tivemos com Alfredo Ramos.

 

Pergunta (P): Senhor Presidente do Conselho Empresarial Provincial da Zambézia, temos conhecimento de que se vai realizar uma Conferencia Internacional em Quelimane. Qual é o objectivo dessa conferência?

Resposta (R): Sob o lema “Zambézia, um Diamante em Lapidação, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, o CEP Zambézia em parceria com o Governo Provincial vai realizar em Julho/Agosto a primeira conferência internacional de investimentos.

A conferência pretende ser um momento impar para juntar diversos actores num exercício de reflexão sobre as potencialidades que a Zambézia oferece para serem usadas como força motriz para o desenvolvimento, mas também para colocar desafios para o futuro.

(P): O que se pretende alcançar?

(R): Pretendemos atrair investidores nacionais e internacionais com vista a alavancar as oportunidades naturais, económicas e culturais em prol da promoção do desenvolvimento da província da Zambézia.

(P): Concretamente, querem que a Zambézia volte a desempenhar o seu papel na economia do país?

(R): Claro!…como a segunda província mais populosa de Moçambique, a seguir a Nampula, e com grandes potencialidades queremos que ela recupere a contribuição que dava ao PIB nacional, na ordem dos 30%, a semelhança do que acontecia na década de 70 do século passado.

De igual modo, o evento pretende responder aos desafios da globalização, centrando-se na análise das oportunidades de possíveis parcerias público-privadas, megaprojectos/pequenas e medias empresas no âmbito da criação de um ambiente favorável de negócios.

(P): Quem vai participar? Já há presenças confirmadas?

(R): Participam todos os interessados nacionais ou estrangeiros, individuais os colectivos. Temos muitos interessados a quem já enviamos os convites, mas ainda não confirmaram a sua presença. Acreditamos que teremos entre 150-200 participantes nacionais e estrangeiros.

(P): Alguma mensagem dirigida aos nossos conterrâneos?

(R): Que todos participem e tragam ideias e sugestões realizáveis. Gostaríamos de ver zambezianos e quelimanenses na diáspora a investir na terra que os viu nascer. Assim todos contribuímos para o seu crescimento. Apelamos para que eles sejam os reais promotores das riquezas da Zambézia e das suas potencialidades.

Aos que vivem em Quelimane e na Zambézia, o apelo vai no sentido de nós alterarmos algum do nosso comportamento, por vezes demasiado conservador, demasiado repetitivo e de excessiva lamúria, passando a ter uma visão mais modernizam-te, mais criativa, mais arrojada. Temos que apresentar analises criticas mais construtivas, mais objectivas, tanto quanto possível, acompanhadas de sugestões práticas e passiveis de realização.

Conforme enfatizou Alfredo Ramos Manuel, mais conhecido em Quelimane por “Mundinho”, a Primeira Conferencia Internacional de Desenvolvimento da Província da Zambézia, vai divulgar as potencialidades existentes, aproximar os empresários nacionais dos internacionais como forma de dinamizar a economia da Zambézia e atrair investimentos para a Província.

Segundo ele, os temas a abordar entre outros, são: oportunidades de negócios, Mocuba como Zona Económica Especial (ZEE), facilidades e incentivos fiscais, parcerias público-privadas e agro-negócio. (x)

Manuel de Araújo, edil de Quelimane

Manuel de Araújo em Bona

Maio 9th, 2017 Posted by Atividades, Notícias 0 thoughts on “Manuel de Araújo em Bona”

O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, está em Bona num ciclo de encontros em torno das boas práticas ambientais.

A DW publicou um artigo mais extenso a dar conta da visita de Manuel de Araújo. Pode consultar o artigo referido clicando nesta ligação

Quelimane no episódio da série One Square Mile da BBC World News

Quelimane na BBC World News

Maio 9th, 2017 Posted by Atividades, Notícias 0 thoughts on “Quelimane na BBC World News”

A BBC World News criou uma série documental chamada One Square Mile, onde os seus repórteres percorriam algumas cidades do globo e conversavam com os locais no sentido de perceberem as suas preocupações e motivações para assim descobrirem a génese desses mesmos sítios.

Ora, um dos episódios desta interessante série, passa-se exatamente em Quelimane. O repórter Leo Johnson veio conhecer a “milha quadrada” de Quelimane, descrevendo-a como “a capital carnavalesca da África, com seus gigantes camarões tigres e a arquitetura Bauhaus-encontra-Art-Deco, tudo na selva moçambicana”.

Vale a pena ver o episódio na sua totalidade: ele foi publicado no website oficial da BBC World News e pode ser visualizado por todo o mundo. Clique aqui para aceder ao episódio de One Square Mile em Quelimane

Né Afonso, uma grande figura de Quelimane

Né Afonso vai ser homenageado

Maio 8th, 2017 Posted by Atividades, Notícias 1 thought on “Né Afonso vai ser homenageado”

Vida e obra de Ernesto Edgar Santana Afonso, ou simplesmente Tio Turutão, como era conhecido pela criançada em Moçambique, serão retratadas em disco a ser lançado em Junho, pela banda TP50 em parceria com a Rádio Moçambique, no âmbito das celebrações do dia internacional da criança.

Intitulado “acriançando: tributo a tio Turutão”, o disco será composto por 12 músicas infantis, entre originais do TP50 e outras na sua maioria da autoria de Né Afonso, que se destacou na promoção de música e teatro radiofónico infantil nas décadas de 1070 e 1980.

A iniciativa de homenagear este ícone da música infantil nacional surgiu das propostas que cada elemento do grupo foi apresentando nas reuniões de trabalho. Tio Turutão foi um personagem criado por Ernesto Edgar Santana Afonso, mais conhecido por Né Afonso, que se destacou na música e teatro radiofónico durante a época pós independência nacional.

Num momento desprovido de meios e numa época histórica dificil para o país, Tio Turutão foi um personagem essencial no imaginário infantil. Caracterizado por músicas educativas, o seu papel foi de elevado impacto no crescimento e desenvolvimento das crianças da época, hoje adultos que determinam a nossa sociedade.

Ao ter como objectivo a gravação de um CD educativo, o TP50 em parceria com a Rádio Moçambique decidiu que o mesmo fosse um tributo a este artista, animador e educador cuja obra foi socialmente relevante e de impacto considerável.

Este tributo será apresentado em espectáculo marcado para o dia 3 de Junho, mês em que celebramos a criança africana e mundial.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

website developed @ HUND 2017