Né Afonso, uma grande figura de Quelimane

Né Afonso vai ser homenageado

Maio 8th, 2017 Posted by Atividades, Notícias 0 thoughts on “Né Afonso vai ser homenageado”

Vida e obra de Ernesto Edgar Santana Afonso, ou simplesmente Tio Turutão, como era conhecido pela criançada em Moçambique, serão retratadas em disco a ser lançado em Junho, pela banda TP50 em parceria com a Rádio Moçambique, no âmbito das celebrações do dia internacional da criança.

Intitulado “acriançando: tributo a tio Turutão”, o disco será composto por 12 músicas infantis, entre originais do TP50 e outras na sua maioria da autoria de Né Afonso, que se destacou na promoção de música e teatro radiofónico infantil nas décadas de 1070 e 1980.

A iniciativa de homenagear este ícone da música infantil nacional surgiu das propostas que cada elemento do grupo foi apresentando nas reuniões de trabalho. Tio Turutão foi um personagem criado por Ernesto Edgar Santana Afonso, mais conhecido por Né Afonso, que se destacou na música e teatro radiofónico durante a época pós independência nacional.

Num momento desprovido de meios e numa época histórica dificil para o país, Tio Turutão foi um personagem essencial no imaginário infantil. Caracterizado por músicas educativas, o seu papel foi de elevado impacto no crescimento e desenvolvimento das crianças da época, hoje adultos que determinam a nossa sociedade.

Ao ter como objectivo a gravação de um CD educativo, o TP50 em parceria com a Rádio Moçambique decidiu que o mesmo fosse um tributo a este artista, animador e educador cuja obra foi socialmente relevante e de impacto considerável.

Este tributo será apresentado em espectáculo marcado para o dia 3 de Junho, mês em que celebramos a criança africana e mundial.

Tags:

Deixe uma resposta

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

website developed @ HUND 2017