Alfredo Ramos Manuel, presidente do CEP da Zambézia

Entrevista a Alfredo Ramos Manuel, Presidente do CEP

Maio 18th, 2017 Posted by Entrevistas 0 thoughts on “Entrevista a Alfredo Ramos Manuel, Presidente do CEP”

O Presidente do Conselho Empresarial Provincial da Zambézia, Alfredo Ramos Manuel (Mundinho) esta optimista quanto aos resultados que a conferência vai trazer para o desenvolvimento da Província da Zambézia no geral e em particular para a cidade de Quelimane.

Transcrevemos a seguir, no estilo pergunta-resposta, as partes mais significativas da conversa que tivemos com Alfredo Ramos.

 

Pergunta (P): Senhor Presidente do Conselho Empresarial Provincial da Zambézia, temos conhecimento de que se vai realizar uma Conferencia Internacional em Quelimane. Qual é o objectivo dessa conferência?

Resposta (R): Sob o lema “Zambézia, um Diamante em Lapidação, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, o CEP Zambézia em parceria com o Governo Provincial vai realizar em Julho/Agosto a primeira conferência internacional de investimentos.

A conferência pretende ser um momento impar para juntar diversos actores num exercício de reflexão sobre as potencialidades que a Zambézia oferece para serem usadas como força motriz para o desenvolvimento, mas também para colocar desafios para o futuro.

(P): O que se pretende alcançar?

(R): Pretendemos atrair investidores nacionais e internacionais com vista a alavancar as oportunidades naturais, económicas e culturais em prol da promoção do desenvolvimento da província da Zambézia.

(P): Concretamente, querem que a Zambézia volte a desempenhar o seu papel na economia do país?

(R): Claro!…como a segunda província mais populosa de Moçambique, a seguir a Nampula, e com grandes potencialidades queremos que ela recupere a contribuição que dava ao PIB nacional, na ordem dos 30%, a semelhança do que acontecia na década de 70 do século passado.

De igual modo, o evento pretende responder aos desafios da globalização, centrando-se na análise das oportunidades de possíveis parcerias público-privadas, megaprojectos/pequenas e medias empresas no âmbito da criação de um ambiente favorável de negócios.

(P): Quem vai participar? Já há presenças confirmadas?

(R): Participam todos os interessados nacionais ou estrangeiros, individuais os colectivos. Temos muitos interessados a quem já enviamos os convites, mas ainda não confirmaram a sua presença. Acreditamos que teremos entre 150-200 participantes nacionais e estrangeiros.

(P): Alguma mensagem dirigida aos nossos conterrâneos?

(R): Que todos participem e tragam ideias e sugestões realizáveis. Gostaríamos de ver zambezianos e quelimanenses na diáspora a investir na terra que os viu nascer. Assim todos contribuímos para o seu crescimento. Apelamos para que eles sejam os reais promotores das riquezas da Zambézia e das suas potencialidades.

Aos que vivem em Quelimane e na Zambézia, o apelo vai no sentido de nós alterarmos algum do nosso comportamento, por vezes demasiado conservador, demasiado repetitivo e de excessiva lamúria, passando a ter uma visão mais modernizam-te, mais criativa, mais arrojada. Temos que apresentar analises criticas mais construtivas, mais objectivas, tanto quanto possível, acompanhadas de sugestões práticas e passiveis de realização.

Conforme enfatizou Alfredo Ramos Manuel, mais conhecido em Quelimane por “Mundinho”, a Primeira Conferencia Internacional de Desenvolvimento da Província da Zambézia, vai divulgar as potencialidades existentes, aproximar os empresários nacionais dos internacionais como forma de dinamizar a economia da Zambézia e atrair investimentos para a Província.

Segundo ele, os temas a abordar entre outros, são: oportunidades de negócios, Mocuba como Zona Económica Especial (ZEE), facilidades e incentivos fiscais, parcerias público-privadas e agro-negócio. (x)

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

website developed @ HUND 2017